Design do Logotipo da Adidas – Roupas Esportivas

 A Adidas começou como uma pequena empresa independente de roupas esportivas na Alemanha fundada por Adolf Dassler. Hoje, porém, são conhecidos em todo o mundo com presença em quase todos os mercados no mundo. A Adidas fabrica muitos tipos diferentes de equipamentos e roupas, incluindo raquetes de tênis, uniformes de árbitros e até bolas de futebol. A Adidas também é um dos principais fabricantes de sapatos de corrida. É justo dizer que a Adidas domina o mercado de roupas esportivas como nenhuma outra empresa antes deles.

Um fator que sempre funcionou a favor desta empresa é o aspecto distintivo de seu logotipo. A maioria das pessoas reconhece o logotipo da Adidas à vista, e esta memória certamente se aproxima deles quando eles vão comprar seu próprio equipamento esportivo. Quem quer construir um império fora da marca deve prestar atenção ao que a Adidas realizou com seu design único, mas altamente simplista.


Logotipo # 1: As Três Listras

Este logotipo não tem um aspecto específico. A empresa colocou simplesmente três listras pretas em tudo o que eles fabricavam. Mesmo isso no início de sua história, a empresa era conhecida por essa marca. O dono da empresa na época gostava de chamar seu negócio “The tres stripe company”. Mesmo que novos logotipos tomassem o lugar dos antigos, a empresa permaneceria leal ao olhar de três listras.

Logotipo # 2: O Trefoil

O trefoil foi o segundo logotipo da Adidas. O tema de três listras ainda é evidente no olhar, tanto na licença que dispara do logotipo, como as três listras que o atravessam diagonalmente. Este logotipo foi escolhido porque a empresa queria um logotipo que representasse o fato de que sua marca era muito maior e mais diversificada que costumava ser enquanto ainda mantinha o aspecto clássico da Adidas.

Este logotipo ainda é usado em alguns de seus produtos, particularmente sua linha de produtos clássicos. A maioria dos produtos de alto desempenho passou para um terceiro e último logotipo.

Logotipo # 3: as três barras

Este logotipo é o mais recente que foi introduzido, e representa alguns dos melhores equipamentos vendidos pela Adidas. Esse logotipo mais do que os outros deve ter muitos significados. A empresa queria manter as três listras de que eram conhecidas, mas também adicionar algo para dar ao logotipo algum poder.

Este novo logotipo deve assemelhar-se a uma montanha, como é desafiar as pessoas que compram produtos da Adidas para se empurrarem para seus limites. Este último logotipo aparece em muitos equipamentos esportivos e o novo logotipo ainda é instantaneamente e obviamente “Adidas” para quem vê isso.

Por que o logotipo Adidas funciona?

Não há como negar que o logotipo da Adidas seja efetivo. Quase todos os que vêem isso podem dizer-lhe que pertence a Adidas, e muitas empresas estão dispostas a gastar bilhões para esse tipo de reconhecimento. O logotipo da Adidas provavelmente funciona porque ele começa com um design muito simples. 
Três listras pretas fazem um design muito impressionante, e pode ser colocado em quase qualquer produto. O fato de que nenhum logotipo da Adidas muda muito do design original significa que todos os seus logotipos habilitam sua marca sem o risco de não serem reconhecidos. Com uma contribuição significativa de seu logotipo, a Adidas provavelmente continuará sendo uma força de produção de roupas esportivas nos próximos anos.

Leave your thought