Por que criar Personas é tão importante na marca?

Muitas vezes, os produtos são desenvolvidos, as campanhas são lançadas e marcas são projetados para os usuários sem rostos e sem nome, definidos simplesmente por pontos de dados estatísticos que não têm qualquer contexto ou significativo. Isso é lamentável,  quando isso acontece, todos perdem. Desde as empresas que criam produtos até o usuário final.  

Se você sabe que seu cliente ideal é uma mulher de negócios de 28 anos de idade chamada (Sandra) que tem dois filhos menores de cinco anos, dirige um Volkswagen e frequenta principalmente o restaurante Outback, você está em uma posição muito melhor para começar a elaborar uma Identidade Visual e Verbal que irá falar com ela melhor do que se simplesmente trabalhar em direção a um objetivo final como uma “mulher de vinte e poucos anos”.

Nós geralmente realizarmos este exercício na segunda metade da nossa primeira sessão de trabalho com o cliente, dedicando entre 1,5-2 horas para criar de três a seis Personas distintas que representam nossos usuários mais comuns e o mais realista possível. Isso significa ir muito mais longe do que simplesmente delinear idade, renda anual e ocupação do personagem. Consideramos também que esta pessoa recebe suas notícias, o que gostam de fazer em seu tempo livre e onde eles são mais propensos a gastar.

As personas precisam estar 100%, com base em provas factuais ou extensa pesquisa? Não. O benefício real deste exercício é para começar a conhecer o nosso clientes alvo, demográficos ou ideais como pessoas reais ao em vez de estatística sem rosto. Aqui estão as três principais razões por que é tão importante para construir Personas compradoras e como você pode fazer isso:

Criando a sua Persona você Economiza tempo e dinheiro

Simplesmente não é produtivo ou custo-eficiente iniciar um projeto antes de você tentar saber quem são seus clientes ideais. Isto é uma verdade para criar quase qualquer coisa, mas é especialmente importante para os executivos lembrarem como eles investem tempo e recursos no desenvolvimento de sua marca. Imagine que você convidou um novo amigo para o almoço. Qual dos seguintes processos são mais eficientes? Fazer um sanduíche e, em seguida, perguntar à pessoa se eles têm alguma alergia alimentar, ou perguntar se ele tem ele é alérgico a algum alimento antes de começar a fazer o sanduíche?

Personas ajudam você a encontrar seu lugar na vida do seu cliente

Para evitar criar estereótipos no trabalho, vá além da visão superficial de uma Persona compradora básica, que pode incluir apenas gênero, idade e renda. Essas informações são, obviamente, úteis. Mas eles apenas fornecem uma vaga idéia da pessoa que você está direcionando. Com essa visão limitada, é mais provável que você recorra a generalizações, clichês e estereótipos, que são mais propensos a desligar seu cliente (ou mesmo ofendê-los) do que convertê-los em um fiel cliente ou defensor da marca.

A melhor maneira de fazer isso é conversar com pessoas reais que estão comprando seu produto ou usando seu serviço, fazer as perguntas certas e ouvir o que eles dizem. Promover uma conexão muito mais profunda com seu público-alvo, interessando-se pelas minúcias de suas identidades. De onde eles recebem suas notícias? Onde eles vão quando eles saem? Que eles fazem a maior parte do tempo livre? Onde eles são mais propensos a fazer suas compras de supermercado ou comprar um novo par de sapatos? O que eles gostam de fazer?

Ao dar-lhe esta visão completa e compreensão íntima da Personas que você criou, também irão ajudá-lo a definir problemas comuns ou pontos de dor que seus clientes, o que, por sua vez, prepara você para apresentá-los efetivamente com sua solução, bem como pode integrar-se perfeitamente em suas vidas.

As Personas Fornecem muitas informações para construir e lançar sua Marca

Com um conjunto completo de Personas compradoras em seu arsenal, construir e lançar sua marca ficará menos como uma aposta porque você sempre terá algo para testar novos recursos ou interações.

Agora que você já sabe que a Sandra odeia linguagem agressiva, cores fortes e adora qualquer coisa que a lembra de crianças ou animais, você saberá que um logotipo laranja brilhante provavelmente não será bem aceito “NÃO SE LEVANTE ATÉ QUE O SEU DIA ESTEJE BOM! “Também não é o melhor slogan. Felizmente, graças ao trabalho que você fez ao criar a Persona do seu comprador, você pode envolver de forma positiva e não negativa. Dependendo de quem você está segmentando ou do meio que você está usando, sua mensagem pode mudar ligeiramente. No entanto, sua proposta de valor sempre deve permanecer consistente.

Leave your thought